HALF LIGHT - UM PROJETO QUE CONTAMINA A CIDADE

Half Light é um projeto que tem início na Rua das Carmelitas, a partir da qual contaminará progressivamente outros espaços da cidade. As suas iterações vão surgir em frentes de obra emblemáticas, assinalando processos de transformação expressivos.
Pensados por arquitetos comprometidos com a cidade, edifícios, ruas e quarteirões serão renovados, as suas vidas reinventadas. A superfície dos taipais que vão servir de casulo destas metamorfoses anunciam já uma orientação: falaremos de livros, daremos abrigo a livros, trocaremos livros.
"Em cada frente de obra, cada taipal ilustrará um conjunto de referências literárias do autor de cada projeto de arquitetura, os seus livros de cabeceira."

Em cada frente de obra, cada taipal ilustrará um conjunto de referências literárias do autor de cada projecto de arquitectura, os seus livros de cabeceira.
Assim, cada um representará uma relação particular com os livros, revelando universos poéticos, literários e filosóficos individuais, e permitindo especular sobre as articulações entre o desenho e a escrita, os traços e as frases, as formas e as ideias.
Half light, a luz do ocaso e da aurora, designa aqui a ténue luz ambiente que emana dos candeeiros de leitura e simultaneamente a condição efémera da obra, o seu estado de transformação latente.
Neste caso, abordamos os livros de cabeceira do arquiteto Álvaro Siza, cujas leituras íntimas e influências literárias se entrelaçam com a sua prática arquitetónica, enriquecendo e ampliando a compreensão da cidade e da sua própria obra.
