O Amante De Lady Chatterley, de D. H. Lawrence

O Amante de Lady Chatterley, de D.H. Lawrence, acompanha uma mulher casada, Constance, enquanto esta mantém uma relação com o seu amante. Para evitar a censura, o livro foi inicialmente impresso em Itália, em 1928, e somente depois distribuído em Inglaterra, onde foi proibido. Foi também proibido nos Estados Unidos, Irlanda, Japão, Índia e China.
A proibição deveu-se principalmente ao seu conteúdo sexual explícito e ao uso de calão, considerados altamente controversos e ofensivos na altura. O romance explora temas como o amor, a classe e a procura de realização individual, mas foi o seu retrato explícito de relações sexuais que levou à sua censura e aos processos judiciais. Apesar disso, a edição de 1960 vendeu 3 milhões de cópias e é, atualmente, considerado um clássico da literatura.

D. H. Lawrence

D. H. Lawrence nasceu em Eastwood, na Inglaterra, a 11 de setembro de 1885. Foi um dos mais importantes escritores ingleses da primeira metade do século XX, autor de obras provocatórias, focando em temas como as relações humanas, a sexualidade e a complexidade da consciência, tendo como pano de fundo o crescimento do mundo industrial. Lawrence escreveu romances, contos, poemas, ensaios, livros de viagens e peças de teatro.