"SIMÃO E TERESA" - AMOR À MESA
LIVRARIA LELLO CELEBRA 119 ANOS A VIVER HISTÓRIAS DE AMOR

Em 2025, a Livraria Lello celebra 119 anos de história, magia e dedicação à cultura.
Este ano, inspirados pelo bicentenário de Camilo Castelo Branco e pela sua obra-prima, Amor de Perdição,
decidimos transformar a literatura em algo que pode ser saboreado: o amor na sua forma mais doce.
Nesta viagem pelos sentimentos e sabores, queremos trazer à mesa dos portugueses – e em especial dos portuenses – uma celebração que une literatura e gastronomia. Assim, decidimos dar uma nova vida à sobremesa Romeu e Julieta, acrescentando-lhe uma pitada de portugalidade.
"Uma sobremesa que se concretiza com
dois protagonistas: o queijo e a marmelada."
No dia 13 de janeiro de 2025, transformámos este clássico da nossa gastronomia em "Simão e Teresa", os protagonistas de Amor de Perdição, que tão bem representam a força e a resistência do amor na nossa literatura. Uma sobremesa que se concretiza com dois protagonistas: o queijo e a marmelada.
.jpg)
DO ROMANCE À SOBREMESA
"Amor de Perdição" narra o amor impossível de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, numa história trágica que ecoa o clássico Romeu e Julieta. Ambas as obras retratam amores proibidos, em que Teresa, como Julieta, simboliza força e sacrifício, enquanto Simão, como Romeu, desafia tudo por amor.
A gastronomia e a literatura não são esferas isoladas, mas formas de expressão profundamente interligadas, com a capacidade de transportar degustadores e leitores a outros tempos e lugares. Ambas revelam a história, as emoções e os valores do povo português. Inspirados por essa conexão, rebatizámos a tradicional sobremesa "Romeu e Julieta" como "Simão e Teresa", unindo gastronomia e literatura num tributo à cultura portuguesa.
"Rebatizámos a tradicional sobremesa "Romeu e Julieta" como "Simão e Teresa", unindo gastronomia e literatura num tributo à cultura portuguesa."
A Livraria Lello, historicamente ligada à publicação das obras de Camilo Castelo Branco, tem sido um ponto de encontro para a literatura portuguesa e internacional. Esta sobremesa é uma forma de homenagear não só a obra do autor, mas também a rica tradição cultural e literária de Portugal, que se entrelaça com a gastronomia, refletindo a alma do nosso país.
Em parceria com a AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, desafiámos vários restaurantes a fazer esta homenagem à cultura literária e gastronómica. Já são mais de 15 os estabelecimentos que abraçaram esta iniciativa, incorporando a sobremesa "Simão e Teresa" nos seus menus, celebrando assim a união entre sabores e histórias.
RESTAURANTES ADERENTES:
Ernesto
O Gaveto
Rogério do Redondo
Cafeína
Terra
Porta Rossa
Lucrécia
Casa Vasco
Restaurante Escondidinho
Pátio 44
C.S.P Poveiros
Peixe no Mercado
Noshi
Grama
Restaurante Fozzini
Restaurante Oficina
Restaurante Pregar Baixa
Restaurante Pregar Foz
Restaurante Mariscar
Cozinha dos Lóios
Florbela Pâtisserie
A Brasileira
Se é um restaurante e gostava de aderir a esta iniciativa, preencha o seguinte formulário de inscrição e adicione a sobremesa “Simão e Teresa” ao seu menu!
