As leituras que os livreiros da Livraria Lello Porto recomendam para este Dia dos Namorados
Com curadoria dos livreiros Catarina Costa, Clarisse Lopes e Francisco Braga, comece um clube de leitura com a sua cara-metade.
Ler o mesmo livro é um excelente tópico de conversa. Faça parte de um casal clássico, mais lamechas ou esteja ainda a conhecer alguém, a Livraria Lello Porto tem um livro para si.
Os livreiros deste monumento são especialistas em concretizar encontros entre leitores e o livro certo, e sugerem uma seleção de livros para todos os tipos de amor: sozinho ou acompanhado. Aqui encontra as edições coloridas ou com folhas de ouro da Livraria Lello Porto, exemplares comemorativos e capas especiais.
-
Livros para Recém-casados
Todos estivemos naquela fase de lua de mel em que é tudo cor-de-rosa. Se ainda não estivemos nessa parte da nossa vida, conhecemos alguém que esteve perdido de amores a tal ponto que se esquece que tem amigos. Para essas pessoas, a Livraria Lello Porto recomenda um trio de livros: um romance onde o amor nasce da admiração intelectual; uma história perfeita para casais que aprenderam a amar depois de ultrapassar primeiras impressões; e um livro sobre dois melhores amigos que, depois de anos de viagens juntos, nunca deixaram a sua amizade para trás.
Jane Eyre, de Charlotte Brontë (edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
Pessoas que Conhecemos nas Férias, de Emily Henry (Quinta Essência)
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (edição The Collection, da Livraria Lello Porto)
-
Livros para os casais mais lamechas
Todos conhecemos o casal feito de pessoas que choram por tudo e por nada, que continuam a declarar-se todos os dias um ao outro, e que mantêm um diário da sua relação para, mais tarde, se lembrarem da sua história de amor. Para esses, a Livraria sugere um clássico com declarações de amor, cartas demoradas e diálogos cheios de tensão romântica; um livro onde o amor espera décadas para se cumprir; e o livro de que ninguém para de falar (e que acaba de ser adaptado ao cinema) onde Catherine e Heathcliff vivem uma paixão intensa.
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez (Dom Quixote)
O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë (Editorial Presença e edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
-
Livros para aquele casal clássico
O pai e a mãe do grupo de amigos merecem livros à altura. A Livraria Lello Porto sugere dois clássicos (um retrato profundo do amor, do casamento e do desejo; juntamente com um livro conhecido pela sua ironia e observação do outro) e um livro disruptivo, em que a poesia sensual, íntima e profundamente feminina se destaca para mostrar como o corpo também fala.
Anna Karenina, de Liev Tolstói (edição especial da Porto Editora com tradução de José Saramago)
As Palavras do Corpo - Antologia de Poesia Erótica, de Maria Teresa Horta (Dom Quixote)
Pride and Prejudice, de Jane Austen (edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
-
Livros para os casais que precisam de apimentar a relação
A vontade está lá, mas falta a faísca? Podem tirar ideias destes livros para apimentar a relação. O cardápio inclui um romance que desafia convenções e reacende a chama da intimidade; um livro com relações longe das convencionais e com tensão romântica que cresce página após página; e uma rivalidade que se transforma numa relação secreta. Sugestão bónus: leiam um para o outro, à vez, em voz alta. Se tiverem coragem.
O Amante de Lady Chatterley, de D. H. Lawrence (Relógio d’Água)
Twisted Love, de Ana Huang (Clube do Autor)
The Christmas Tree Farm, de Laurie Gilmore (HarperCollins Publishers)
Heated Rivalry: Rivalidade Ardente, de Rachel Reid (Secret Society)
-
Livros para casal que precisa mesmo de acabar
Sabem aquele casal que precisa de um empurrãozinho para terminarem a relação e procurarem alguém que os faça mais felizes? Um livro é um bom conselheiro e estes títulos podem ajudar a perceber que certos traços não são características, mas defeitos. Até Simão e Teresa podem ser vistos como um casal tóxico se lermos as entrelinhas. Esta seleção pode ser um espelho desconfortável para algumas relações, com ciúme, obsessão e paixão ditos em verso; o casal destrutivo mais conhecido da literatura portuguesa; e uma distopia sobre controlo para refletir sobre limites e autonomia.
Isto Acaba Aqui, de Colleen Hoover (edição especial TopSeller)
Sonetos, de William Shakespeare (edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco (edição The Collection, da Livraria Lello Porto)
The Handmaid’s Tale, de Margaret Atwood (Edição do 40.º Aniversário - Bertrand)
-
Livros para os que querem explorar o amor sem barreiras
A paixão não encontra limites. É nisso que a Livraria Lello Porto acredita. Com mais ou menos humor, estas escolhas incluem um amor que nasce à primeira vista e desafia famílias, regras e o bom senso; o clássico português que descreve, com ironia e desilusão, a maior reviravolta das paixões; e o romance gótico que fala de rejeição, solidão e a necessidade de ser amado (que pode vir a ganhar um Óscar de Melhor Argumento Adaptado).
Romeu e Julieta, de William Shakespeare (edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
Frankenstein, de Mary Shelley (edição Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
Os Maias, de Eça de Queiroz (edição The Collection e Pop Collection, da Livraria Lello Porto)
-
Livros para quem está bem sozinho
Estar sozinho no Dia dos Namorados não tem de ser um drama. Primeiro, há até casais que não celebram. Depois, não é porque a sociedade decidiu que este dia é para ser partilhado que não se pode decidir ficar em casa apenas com a companhia de um livro. Afinal, a leitura exige concentração aos leitores. A Livraria Lello Porto convida à reflexão com uma mão cheia de livros: um para observar o amor à distância; outro em que uma mulher escolhe a sua dignidade em vez do amor (um manifesto pela autonomia); um clássico português onde Agustina prova que não é preciso uma relação para se ser emocionalmente inteligente. Terminamos com o maior tratado sobre a importância do espaço próprio (físico e mental) para a criação independente; e um livro contemporâneo sobre escolher estar sozinho.
Anna Karenina, de Liev Tolstói (Editorial Presença)
Jane Eyre, de Charlotte Brontë (Relógio d’Água)
Um Quarto Só Para Si, de Virginia Woolf (Bertrand Editora)
A Sibila, de Agustina Bessa-Luís (Relógio d’Água)
My Year of Rest and Relaxation, de Ottessa Moshfegh (Vintage Publishing)
-
Livros para quem quer um amigo digital
Por vezes, é necessário atuar: criar conta numa rede social de encontros online, passar algum tempo a ver perfis e combinar um café com alguém novo. Para quem já tem uma aplicação assim ou precisa de coragem para fazer log-in, a Livraria sugere títulos com swipe garantido: um encontro de verão intenso e inesquecível; um livro sobre relações com zero convencionalismos e muito desejo; páginas cheias de identidades falsas, relações digitais e encontros moldados pela era das apps.
Call Me By Your Name, de André Aciman (PICADOR)
Pucking Around, de Emily Rath (PENGUIN BOOKS LTD)
Fake Accounts, de Lauren Oyler (Catapult)