Construído em 1906 pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, o edifício da Livraria Lello está recheado de pormenores arquitetónicos únicos! Com os elementos mais emblemáticos do espaço, convivem, hoje, instalações artísticas e exposições que contribuem para a missão de valorizar o Livro e os Autores. Não faltam, por isso, motivos para visitar a Livraria Mais Bonita do Mundo!
Livraria Lello X Time: What Makes a Nobel?
A intervenção artística, Livraria Lello X Time: What Makes a Nobel?, assinada pelo diretor criativo da Time, D. W. Pine, destaca autores premiados pela Academia Sueca que estiveram na capa da revista norte-americana, mas também muitos outros, não Nobel, que mereceram honras de primeira página.
A Gemma* é o espaço que a Livraria Lello dedica, em exclusivo, às suas joias mais preciosas. Livros raros, Manuscritos, Primeiras Edições, Livros de Luxo e Livros Objeto. Um local privilegiado, para aqueles que procuram o Livro como objeto de arte, cultura, prazer e investimento.
No final de 2022, num leilão, a Livraria Lello adquiriu o espólio da Lello Editores. Parte desse espólio pode ser visto na Sala Gemma.
*Acesso reservado mediante marcação e aprovação da Livraria Lello.
A Sala José Saramago nasce de uma parceria entre a Livraria Lello e a Fundação Saramago. O espaço reúne primeiras edições, obras traduzidas em diversos idiomas e objetos pessoais selecionados por Pilar del Rio, que contam histórias ímpares sobre o único escritor em língua portuguesa laureado com o Nobel da Literatura.
O edifício da Livraria Lello é um dos mais emblemáticos do estilo neogótico na cidade do Porto e em Portugal, destacando-se na paisagem urbana envolvente.
A criação da sala Le Petit Prince, um novo espaço repleto da magia da obra, marca também o início de uma parceria entre a Livraria Lello e a FASEJ – Fondation Antoine de Saint-Exupéry.
Para além de milhares de livros e de um edifício com pormenores de rara beleza, quem visita a Livraria Lello encontra também exposições temporárias que partilham histórias únicas.
O Principezinho e a sua Rosa dão, agora, as boas-vindas a quem passa pela Rua das Carmelitas. Uma instalação artística com assinatura Atelier Caviar/ Opolab.