As novas fardas da Livraria Lello têm assinatura de Constança Entrudo
A designer Constança Entrudo propõe uma reinterpretação contemporânea do imaginário librarian core, partindo do vestuário tradicional associado às livrarias para o transformar num uniforme funcional, confortável e atual.
Os estampados desenvolvidos para as fardas da Livraria Lello têm origem na própria arquitetura do edifício. Foram inspirados nos painéis originais da livraria.
Os painéis originais da Livraria Lello integram-se na arquitetura do edifício como uma linguagem visual contínua. Os seus motivos orgânicos, que percorrem paredes e estantes, evocam crescimento, acumulação e circulação — princípios associados à forma comoo conhecimento se constrói, se transmite e se transforma ao longo do tempo. Mais do que elementos decorativos, estes painéis funcionam como uma metáfora visual do saber em expansão, reforçando a livraria enquanto espaço vivo de aprendizagem, memória e descoberta.
Estes elementos arquitetónicos foram reinterpretados por Constança Entrudo, transformados em desenho e posteriormente pintados manualmente, dando origem a estampados exclusivos que estabelecem um diálogo entre o espaço, a história e o corpo em movimento.
A etiqueta tecida nas fardas recupera uma referência fundacional: a lotaria ganha por Ernesto Chardron, que esteve na origem da Livraria Lello e se tornou tradição entre livreiros, ligando memória, ofício e continuidade.
Estes elementos foram reinterpretados pelo atelier Constança Entrudo, resultando num detalhe gráfico que reforça a ligação entre património, memória e contemporaneidade.