gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello abre portas com uma exposição sobre desinformação. Mais informações no menu.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

José Eduardo Agualusa em destaque na Livraria Lello

No dia 23 de julho, pelas 21h00, a Livraria Lello recebe José Eduardo Agualusa para uma conversa intimista sobre a sua obra.
José Eduardo Agualusa em destaque na Livraria Lello
O mês de julho, na Livraria Lello, é dedicado a um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. No próximo dia 23, pelas 21h00, o autor premiado José Eduardo Agualusa estará à conversa com Tiago Dias, editor-adjunto de Cultura da Agência Lusa, no evento “Autor do Mês”. O momento será transmitido em direto na página de Facebook e no canal de Youtube da Livraria Lello.

Com uma carreira literária que ultrapassa as três décadas, José Eduardo Agualusa é autor de romances, contos, poesia, livros infantis, novelas e peças de teatro, traduzidos em mais de 30 idiomas. Uma obra amplamente reconhecida e premiada que brevemente chegará também ao cinema.

Teoria Geral do Esquecimento (2012) é um dos livros mais aclamados do autor e será adaptado para cinema. O romance vai dar origem a The Oblivion Theory, da realizadora palestiniana Annemarie Jacir, uma narrativa ficcional transposta de Angola para a Faixa de Gaza, durante a primeira Intifada (1987-1993).

Agualusa conta com um percurso de sucesso que se estende até ao mais recente romance, Os Vivos e os Outros. Escrito em novembro de 2019, o livro relata uma história com curiosas coincidências com a realidade. O escritor angolano imagina a Ilha de Moçambique, onde vive, isolada do resto do mundo. A história de confinamento foi terminada meses antes dos primeiros casos de covid-19, cuja pandemia havia de confinar o mundo. 

Uma carreira recheada de prémios

O primeiro romance de José Eduardo Agualusa, A Conjura (1989), recebeu o Prémio Revelação Sonangol, logo no ano do seu lançamento. Com Nação Crioula (1997) foi distinguido com o Grande Prémio Literário RTP. Fronteiras Perdidas (1999) obteve o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores, e Estranhões e Bizarrocos (2000) recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2002. 

Já em 2007, O Vendedor de Passados (2004) tornou-se no primeiro livro de um escritor africano a vencer o Independent Foreign Fiction Prize, promovido pelo The Independent, em colaboração com o Conselho das Artes do Reino Unido. 

A obra Teoria Geral do Esquecimento (2012) foi distinguida com o Prémio Fernando Namora, em 2013, foi finalista do Man Booker International, em 2016, e venceu o International Dublin Literary Award, em 2017. 

 
A obra de José Eduardo Agualusa em números:
  • 32 obras publicadas
  • 7 prémios atribuídos
  • 30 línguas em que a sua obra está traduzida