gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello abre portas com uma exposição sobre desinformação. Mais informações no menu.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

Livraria Lello celebra 100 anos de Mário Soares com apresentação de Portugal Amordaçado

PT
Álvaro Siza Vieira, Artur Santos Silva, Isabel Soares, João Soares e Rui Moreira apresentam Portugal Amordaçado, obras de Mário Soares sobre os anos de fascismo. A iniciativa resulta de uma parceria da Livraria Lello com a Fundação Mário Soares e o INCM para celebrar o centenário daquele que foi Primeiro-Ministro e Presidente da República de Portugal. 

Na próxima sexta-feira, dia 1 de março de 2024, às 21h, a Livraria Lello abrirá as suas portas para celebrar Mário Soares, considerado uma das mais reconhecidas e determinantes figuras políticas do Portugal contemporâneo.

A sessão contará com intervenções de Álvaro Siza Vieira, Artur Santos Silva, Isabel Soares, João Soares e Rui Moreira, que testemunharão a vida e obra do político português, através de Portugal Amordaçado, obra escrita por Mário Soares durante o exílio, entre São Tomé e Príncipe, Roma e Paris, e publicada inicialmente em francês, em 1972.

O evento resulta da colaboração entre a Livraria Lello, a Fundação Mário Soares e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), que reeditou o primeiro volume da coleção Obras de Mário Soares. Este primeiro volume tem dois tomos, o primeiro com a publicação da versão francesa de Portugal Amordaçado, de abril de 1972, e da edição portuguesa e integral, de outubro de 1974. No tomo II, reúnem-se os prefácios às edições portuguesas e estrangeiras de Portugal Amordaçado, sendo divulgada correspondência inédita que se seguiu à publicação do livro, acompanhada de um dicionário de figuras, instituições e acontecimentos.

Nas palavras de Aurora Pedro Pinto, Administradora da Livraria Lello, “é uma enorme honra celebrar a obra de Mário Soares na Livraria Lello, uma figura incontornável para a democracia portuguesa, com o contributo de personalidades tão relevantes do panorama nacional. É marcante também porque esta apresentação integra a comemoração dos 100 anos de Mário Soares, num ano em que se celebram 50 anos sobre o 25 de abril, uma data que era naturalmente muito especial e simbólica para Soares”. “Mário Soares, e também os seus filhos, João Soares e Isabel Soares, teve e têm uma relação histórica e muito próxima com a Livraria Lello, pelo que a apresentação deste livro é também um momento feliz para nós, nesse sentido mais pessoal e humano”, acrescenta.

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia aqui e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página do Facebook da Livraria Lello.