Livraria Lello sugere…

Livraria Lello sugere… "Teoria Geral do Esquecimento" e "Os Vivos e os Outros"

É um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade e o “Autor do Mês” de julho da Livraria Lello. O ficcionista José Eduardo Agualusa que numa entrevista ao jornal Público confessou “não ter nenhum compromisso com a verdade – menos ainda com a realidade”, escreveu, em 2019, Os Vivos e os Outros, numa antecipação do cenário de confinamento que se tornou parte do dia-a-dia da população mundial, poucos meses depois.

O escritor angolano é ainda autor de Teoria Geral do Esquecimento, romance premiado que será, em breve, adaptado para cinema. Estes dois títulos são as sugestões dos Livreiros da Livraria Lello para este mês.

Teoria Geral do Esquecimento

Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa, é um romance histórico sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, o amor e a redenção.

A história passa-se em Luanda, em 1975, véspera da Independência e é protagonizada por uma mulher portuguesa, que, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue um muro separando o seu apartamento do resto do mundo. Aí sobrevive, isolada, durante cerca de 30 anos.

A obra, distinguida com o Prémio Fernando Namora (2013) e o Prémio Literário Internacional de Dublin (2017), será agora adaptada para cinema. O romance vai dar origem a The Oblivion Theory, da realizadora palestiniana Annemarie Jacir, uma narrativa ficcional transposta de Angola para a Faixa de Gaza, durante a primeira Intifada (1987-1993).


Os Vivos e os Outros

Em novembro de 2019, José Eduardo Agualusa antecipou a realidade e escreveu uma história em que a ação central decorre em confinamento: Os Vivos e os Outros. O autor nunca foi tão longe no lirismo da sua prosa e, simultaneamente, no realismo dos personagens criados.

Um festival literário na ilha de Moçambique reúne três dezenas de escritores africanos que, na sequência de uma violentíssima tempestade no continente (e de um evento muito mais trágico, que só no fim se revela), permanecem totalmente isolados, sem ligação com o resto do planeta, durante sete dias. Uma série de estranhos e misteriosos acontecimentos, colocam em causa a fronteira entre realidade e ficção, entre passado e futuro, entre a vida e a morte.

Para onde vamos depois do fim? Talvez para uma pequena ilha, pois, como diz uma das personagens deste romance, “depois que o mundo acabar, recomeçará nas ilhas”.
 

Para encomendar estas ou outras obras do autor, envie-nos um email para info@livrairalello.pt.


 


No dia 23 de julho, pelas 21h00, a Livraria Lello recebe José Eduardo Agualusa para uma conversa intimista sobre a sua obra, no âmbito do evento “Autor do Mês”. Adicione à sua agenda!