gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello abre portas com uma exposição sobre desinformação. Mais informações no menu.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

Livraria Lello sugere...

Livraria Lello sugere...
No mês em que também se celebra o dia de França, as nossas montras vão ser alteradas e totalmente dedicadas à obra francesa Cândido ou o Otimismo, de Voltaire. 
A sugestão dos livreiros da Livraria Lello para o mês de julho foi inspirada nestes acontecimentos.

Getting Lost, de Annie Ernaux

Annie Ernaux é, atualmente, uma das vozes mais importantes da literatura francesa. Para além das suas várias conquistas, foi ainda premiada, em 2022, com o Prémio Nobel de Literatura.
Esta obra é o diário que Annie Ernaux manteve durante o ano e meio em que teve um caso de amor secreto com um diplomata russo, um homem mais jovem e casado. Nesta altura, em 1989, Annie tinha quase 50 anos, era divorciada e morava fora de Paris. 
Por ser um “relacionamento proibido”, ela não lhe pode escrever então, vê-se obrigada a distrair-se com outros compromissos, mas sempre à espera da próxima ligação deste homem ou do próximo encontro. Quando ele se vai e o desejo desaparece, ela sente que está um passo mais perto da morte.
Apreciada pela sua escrita simples, a autora resume a sua escrita ao mais nu e vulnerável possível. Este é um livro tão forte como qualquer outro da escritora, é a visão desesperada de uma mulher forte que seduz um homem apenas para se perder no amor e no desejo.

Cândido ou o Otimismo, de Voltaire

Publicada anonimamente em 1759 é logo identificado o seu Autor e nesse mesmo ano a obra conhece vinte edições, seguindo a sua fama para a Itália e Inglaterra onde é traduzida.

Voltaire foi o introdutor de um género de conto que utiliza a ironia para revelar criticamente a realidade do mundo em que vivia: utiliza a ficção como interrogação e os seus personagens agem por vezes em contradição com o senso-comum da época.

Em Cândido, o seu herói confronta-se regularmente com o otimismo veiculado pelas teorias de Leibniz (o melhor dos mundos possíveis), ou o seu nome não exprimisse precisamente a ideia da candura que o otimismo gera na adversidade através da existência do mal e da justiça divina.