Livraria Lello x time: what makes a nobel

LIVRARIA LELLO X TIME: WHAT MAKES A NOBEL?

 

[…] para a pessoa que, na área da literatura, tenha produzido a obra mais notável numa direção ideal […].
– Excerto do testamento de Alfred Nobel


Uma viagem pelo Prémio Nobel da Literatura que junta a Livraria Lello e a TIME, numa parceria histórica e inédita. A instalação Livraria Lello X Time: What Makes a Nobel?, assinada pelo diretor criativo da TIME, D.W. Pine, junta alguns dos autores laureados, capa da revista norte-americana, com muitos outros que mereceram honras de primeira página. A Livraria Lello destaca assim 143 autores, de todos os géneros, nacionalidades e épocas, que demonstram, com a sua força criativa e contributo para as letras e para o pensamento humano, aquilo que de melhor tem a literatura mundial. Num primeiro piso totalmente dedicado a este tema, são reveladas algumas histórias e curiosidades sobre os autores e destacadas cerca de 650 obras, disponíveis em vários idiomas.

Livraria Lello x time: what makes a nobel

O tema é polémico. O debate imortal. De 1901 aos nossos dias foram já muitos os escritores distinguidos e tantos mais a ficar de fora, levantando questões e exclamações pelos quatro cantos do mundo.
Quem ganhou? Quem poderia ter ganho? Quem ainda poderá ganhar? Foram estas as perguntas lançadas pela Livraria Lello aos seus leitores, através de um estudo de opinião, que pretendeu torná-los também parte desta história. À semelhança da crítica literária, que serviu de fonte para todo o projeto desenvolvido, as opiniões divergem. Irão sempre divergir. 
Este é um projeto de e para toda a comunidade, numa evocação da criatividade, da força emocional, do realismo alucinante ou do poder da memória que apenas os livros tornam possível.

Livraria Lello x time: what makes a nobel


Sobre D.W. Pine
D.W.  Pine é o diretor criativo da TIME, responsável pelo design de uma das marcas mais icónicas do mundo. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 500 capas da Time, incluindo a Melhor Capa do Ano de 2019, atribuído pela American Society of Magazine Editors. Também em 2019, D.W. Pine foi considerado Art Director of the Year, pela Folio: Eddie &  Ozzie Awards.

O diretor criativo da Time consta, ainda, na lista dos Six Creatives You Should Know, da AdAge em 2018, e uma das 15 pessoas que definiu a cultural visual em 2018, pela Artsy. D.W. Pine dirigiu e desenhou mais de duas dezenas de livros, incluindo Obama's Inauguration, Haiti, Ted Kennedy, The 100 Greatest Places in History, Barack Obama: Eight Years, Your Digital Life: The Ultimate Users Guide and Inside the White House.

Pine iniciou a sua carreira como jornalista desportivo no Atlanta-Journal Constitution, com mais de 1100 histórias publicadas.