PORTO: Livraria Lello apresentou o primeiro título da nova chancela editorial Curates

No passado dia 11 de abril, a Livraria Lello apresentou PORTO, o primeiro livro da chancela Livraria Lello Curates. Uma edição que reúne literatura, fotografia e ilustração para contar a cidade em três tempos: o trabalho, o passeio e a celebração.
O projeto parte de uma ideia clara, nas palavras de Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello:
“Hoje celebramos um outro amor, o amor ao território, e começamos pelo Porto. Não é por acaso, não é porque sim, é por pura convicção. Porque há uma filosofia nesta cidade, crua, bela e inabalável, que nos inspira diariamente.”
A sessão de lançamento incluiu a conversa “Porto, Poema de Granito”, moderada por Jorge Sobrado, e contou com quatro convidados que partilham o Porto como território criativo: Pedro Abrunhosa, Ana Neiva, Germano Silva e Rui Paula.
Entre as várias intervenções, Germano Silva relembrou o espírito indomável da cidade — "O Porto era uma cidade de caráter e uma cidade que fazia tremer o terreiro do Paço" — enquanto Pedro Abrunhosa sublinhou a relação entre liberdade e cultura: "O Porto sempre foi uma cidade de autores. Não há liberdade sem cultura e não há cultura sem autores."
No decorrer do evento, foi ainda celebrado um protocolo de colaboração entre a Livraria Lello e a Câmara Municipal do Porto, assinado por Aurora Pedro Pinto e Rui Moreira, presidente da autarquia. Este acordo reforça a ligação entre a livraria e a cidade, assumindo o compromisso de valorizar o património cultural portuense e oficializando a integração da Livraria Lello na rede do Cartão Porto.
“Os portuenses podem apropriar-se daquilo que de facto sempre foi seu, porque é vosso e é nosso”, referiu Rui Moreira.
Este livro é o primeiro de uma coleção que quer editar Portugal como ele é sentido. Disponível na livraria mais bonita do mundo.