Vitral
Um vitral de dimensões generosas e cores garridas, da autoria do holandês Samuel Van Krieken, embeleza o teto da Livraria Mais Bonita do Mundo. Depois de retirado e limpo nas obras de restauro e conservação, o vitral apresenta-se hoje em todo o seu esplendor, com os seus 55 painéis, assentes numa estrutura de ferro, com 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura.
Sob o vidro pode ler-se “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho”, regra de ouro assumida por todos quantos trabalham nesta casa, desde 1906.
Os painéis do vitral foram construídos pela mais antiga e, à altura, mais conceituada oficina de vitrais do país, a Vidraria Antunes, com atelier no Porto. Dita a tradição que, aquando de um restauro, seja acrescentado um subtil pormenor que remeta para a época da intervenção. Em 2018 o vitral da Livraria Lello ganhava uma segunda vida e recebia um smile, como ícone da atualidade. Hoje é uma espécie de guardião da Livraria, e um símbolo da alegria que se vive nesta casa. Será que o vai conseguir encontrar durante a visita?