gmail.com, yahoo.com, hotmail.com, outlook.com, icloud.com, aol.com, mail.com, protonmail.com, zoho.com, yandex.com, live.com, qq.com, 163.com, 126.com, sina.com, rediffmail.com, rocketmail.com, t-online.de, web.de, orange.fr, laposte.net, yahoo.co.uk, btinternet.com, libero.it, tin.it, naver.com, hanmail.net, yahoo.co.jp, docomo.ne.jp, ezweb.ne.jp, mail.ru, bk.ru, list.ru, inbox.ru, yandex.ru, yandex.ua, yandex.by, yandex.kz, yandex.com.tr, gmx.net, gmx.com, webmail.co.za, yahoo.com.br, hotmail.co.uk, hotmail.fr, hotmail.de, hotmail.com.au, hotmail.es, hotmail.it, hotmail.com.mx
A Fundação Livraria Lello abre portas com uma exposição sobre desinformação. Mais informações no menu.
ENTRADA NA LIVRARIA LELLO

Livraria Lello traz Salman Rushdie a Portugal

No dia 17 de setembro, a Livraria Lello recebe o premiado autor internacional Salman Rushdie, para uma conversa com a jornalista, escritora e crítica literária Isabel Lucas sobre a sua notável carreira literária.

Livraria Lello traz  Salman Rushdie a Portugal


 

Salman Rushdie é autor de vinte e um livros, dos quais se destaca Os Filhos da Meia Noite que lhe valeu o Booker Prize, em 1981, o Booker of Books, em 1993, e o Best of the Booker, em 2008.  Mas foi com Versículos Satânicos que o autor ganhou maior fama mundial. O livro foi considerado uma afronta "contra o Islão" pelas autoridades iranianas, levando a que Salman Rushdie fosse condenado à morte e vivesse sob proteção policial durante décadas.   

No dia 14 de fevereiro de 1989, Salman Rushdie recebeu um telefonema de uma jornalista da BBC a dizer-lhe que acabara de ser condenado à morte pelo aiatola Khomeni. Era a primeira vez que o escritor ouvia a palavra Fatwa. O seu crime? Ter escrito um romance – Os Versículos Satânicos –, que de acordo com as autoridades iranianas representava uma afronta “contra o Islão, o Profeta e o Alcorão”. Este episódio, impossível de ignorar sempre que falamos de Salman Rushdie, obrigou o autor a passar à clandestinidade, vivendo ora num país ora noutro, e deu origem a uma onda de solidariedade universal sem precedentes, manifestada por escritores de todo o mundo, entre eles, o português José Saramago.

Considerado um dos melhores autores da atualidade, lido e estudado por todo o mundo, Ahmed Salman Rushdie é o único escritor duplamente galardoado com o famosíssimo Booker Prize, atribuído por duas vezes a Os Filhos da Meia-Noite. É também um dos nomes destacados na instalação Livraria Lello x Time: What Makes a Nobel?, uma homenagem ao melhor da literatura mundial, que pode ser visitada no primeiro piso da Livraria Lello. 

Com uma escrita cativante, a obra de Rushdie, constituída sobretudo por ficção, é marcada pelo fascínio pela cultura e mitologia indo-europeias, expresso através de fábulas alegóricas sobre temas históricos e filosóficos. Portugal e a sua história estão muitas vezes presentes nos seus livros, como é o caso de Dois Anos, Oito Meses e Vinte e Oito Noites, no qual o autor conta a história de Gerónimo Menezes, descendente de um Menezes português, ou de O Último Suspiro do Mouro, do qual Camões é personagem.

A última vez que o autor esteve em Portugal foi em 2016, no Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO), onde foi recebido por centenas de leitores. Oito anos depois, Rushdie estará na Livraria Lello para uma conversa com Isabel Lucas, para a qual todos os amantes de livros estão convidados. A sessão é de entrada livre, sem inscrição prévia, e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook ou no canal de Youtube da Livraria Lello.