Primeira edição de "Pride and Prejudice" licitada por 95 mil euros
Exemplares das primeiras edições de Pride and Prejudice, de Jane Austen, Moby-Dick, de Herman Melville e Wizard of Oz, de Frank L. Baum, semelhantes aos adquiridos pela Livraria Lello em 2019, foram agora a leilão e atingiram valores históricos.
Em 2019, a Livraria Lello investiu cerca de 500 mil euros na ampliação do seu espólio, dando destaque a edições raras das obras que inclui na sua The Collection, coleção de clássicos da literatura mundial. No passado dia 14 de setembro, a Christie’s Nova Iorque leiloou primeiras edições de algumas destas obras: Pride and Prejudice, de Jane Austen, Moby-Dick, de Herman Melville, e Wizard of Oz, de Frank L. Baum, em tudo semelhantes às adquiridas, há dois anos, pela Livraria Mais Bonita do Mundo. Os resultados provam que o Livro é, de facto, objeto seguro de investimento.
A primeira edição de Pride and Prejudice que, adquirida pela Livraria Lello em 2019 por cerca de 64 mil euros, foi agora leiloada por mais de 95 mil. O exemplar de Moby-Dick atingiu neste leilão o valor de quase 69 mil euros, mais de o dobro do preço pago pela Livraria Lello por um exemplar que tem até um fator extra de valorização – pertenceu a Jim Morrison. Já a primeira edição de Wizard of Oz foi licitada por cerca de 58 mil euros, o que representa uma valorização de 14 mil euros, em relação a 2019.
No mesmo leilão, foi ainda licitada uma primeira edição de Lolita de Nabokov, por cerca de 5 300 euros, mais três mil euros do que a Livraria Lello investiu num exemplar semelhante, também em 2019.
“Valorizar o Livro enquanto objeto de arte, de cultura, mas também de investimento tem-se assumido como uma das principais missões da Livraria Lello. Esta notícia reforça-o, incentivando-nos a seguir o sonho de continuar a valorizar e salvaguardar o património literário e editorial”, refere a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.
O leilão "The Exceptional Literature Collection of Theodore B. Baum", realizado pela Christie’s Nova Iorque entre os dias 14 e 16 de setembro, reuniu obras de alguns dos mais conceituados autores de todos os tempos. Para além dos livros referidos, vale a pena destacar a surpreendente valorização de Frankenstein, de Mary Shelley, leiloado nos três volumes originais, cuja estimativa estava entre os 200 e os 300 mil dólares, e acabou licitado por 1.120 milhões.