Três livros & três viagens

Por Rui Moutinho

As férias são sinónimo de descanso, descontração e lazer. Mas são também, altura para redefinir o regresso aos estudos ou ao trabalho. Como sugestões livreiras para este período, que para muitos ainda é de férias, recomendamos três leituras, de três distintas formas literárias.


Os Contos Escolhidos, de Edgar Alan Poe, quer pela brevidade, quer pelo teor excitantemente misterioso, constituem uma leitura prazerosa para fazer numa manhã de viagem ou de praia. 

Este título da The Collection da Livraria Lello, conta com sete contos selecionados repletos de mistério e suspense. São por isso, e pela sua brevidade, leituras ótimas para o interregno estival, e para quem viajando pretende viajar numa leitura curta e excitante.

Os Sonetos, de William Shakespeare, serão por outro lado uma companhia perfeita para explanar, com a concisão, musicalidade e espírito que só a poesia pode fornecer. Poderão ser acompanhados de uma bela paisagem e, porque não, de uma bebida. Ambos, poesia e espírito, devem ser consumidos, e ao seguindo o conselho de Baudelaire no poema Enivrez-Vous (Le Spleen de Paris, 1864), a gosto. 

A obra, originalmente publicada em 1640, tornou-se um clássico incontornável, composto de 154 sonetos, são todos eles pura inspiração, beleza e sabedoria. 

O terceiro clássico que sugerimos não é obra de ficção, mas sim uma obra milenar, A Arte da Guerra. O seu famoso conteúdo de estratégia militar é, nos dias de hoje, um almanaque também no mundo da gestão e dos negócios. Contendo considerações de Sun-Tzu, sobre treze temas que importam à liderança e à arte de bem decidir, assumindo um teor prático-filosófico.

Conselheira, reflexiva e reedificante assim pretendemos a leitura de A Arte da Guerra, algo que se torna mais fácil no ambiente de férias, novidade, e de descoberta, que está presente nas tréguas fornecidas por este período. A leitura ideal para uma mudança de ciclo, promove a criatividade, e é garante de inspiração na vida pessoal e profissional dos seus leitores. 


 

SOBRE O AUTOR:
Rui Moutinho, nascido no Porto, cidade com que partilha o amor que tem pelos livros. Pai e cidadão ativo, preocupado e curioso. Está, neste momento, a aumentar a sua formação como estudante de Educação, enquanto desempenha funções de livreiro na Livraria Lello.